Bella casa-se com Edward e os dois vão para sua lua de mel na ilha privada de Esme, na costa do Rio de Janeiro. Como Bella cumpre a sua parte do acordo com Edward, casando-se com ele, ele acaba por cumprir a dele. Assim, os dois têm a sua primeira experiência sexual. No começo, Edward fica irritado consigo mesmo, já que Bella fica coberta de hematomas. Mas depois ele concorda em tentar de novo. Assim, ocorre o inesperado: Bella fica grávida dele, o que todos achavam impossível. Edward e Carlisle decidem abortar a criança antes que esta mate Bella. Discordando da decisão deles, Bella conta com a ajuda de Rosalie, que apoia a decisão dela.
Ao descobrir que Bella está grávida, Sam, líder do bando dos lobos, decide destruir a "criatura", julgando que seria um perigo para todos. Jacob não concorda com isso, sabendo que se acontecesse, Bella morreria também. Apesar dos seus argumentos, Sam mostra-se irredutível e tenta obrigar Jacob e Seth – único membro do bando além deste a não apoiar o ataque – usando o seu domínio de alfa, a se juntarem ao bando no ataque aos Cullen, que defenderiam Bella e, consequentemente, o bebé. Jacob não aceita esse facto, optando por tomar posse da sua herança sanguínea de alfa, a qual nunca aceitou, por achar que Sam seria um líder melhor. Então Jacob abandona o bando, seguido por Seth e, mais tarde, por Leah. Eles avisam os Cullen sobre os planos de Sam e a luta não acontece.
Bella ficava cada vez mais fraca, enquanto a gravidez avançava a uma velocidade anormal. Segundo Carlisle, sua hipótese de sobrevivência era de cinquenta por cento, se seu coração parasse de bater, nem mesmo o veneno dos vampiros poderia salvar sua vida; ela enfraquecia por que o bebé era mais forte que ela, e também por que não conseguiam alimentá-la. Ao saber disso, Jacob tem um pensamento que faz com que Edward perceba que talvez o bebé precise de sangue. Bella concorda em tomar sangue humano, que Carlisle havia trazido do Hospital, e sente-se melhor. Logo depois, porém, ao dar à luz a criança, Bella quase morre, mas Edward consegue transformá-la em vampira. Ao ver Reneesme, nome dado ao bebé, Jacob acaba tendo um por ter a sua impressão (tipo de amor à primeira vista) com ela. Bella não aceita esse facto no início, mas depois compreende e eles convivem em harmonia.
Após algum tempo, entretanto, a criança (que crescia rapidamente) é vista por Irina, do clã Denali, que está zangada por causa dos lobisomens, pois eles mataram Laurent – um integrante do clã de James (Crepúsculo), "amante" que ela teve quando este foi morar para Denali, tentando viver à base de sangue de animais, mas que não resistiu e decidiu voltar aos seus antigos hábitos alimentares, quase matando Bella (Lua Nova) – e vê Jacob a transformar-se em lobisomem quando ele acompanhou Renesmee e Bella numa caçada. Irina fica com raiva e conta aos Volturi sobre Renesmee, achando que a criança é imortal e que, segundo a lei dos vampiros, deve ser destruída. Alice tem uma visão desse acontecimento e eles preparam-se, não para lutar contra os Volturi, mas para reunir o maior número possível de vampiros amigos, para servirem de testemunhas e dar tempo para que os Volturi ouvissem, antes de atacar, que a criança era filha biológica de Edward e Bella, que crescia como uma humana, o seu coração batia e o sangue fluía por suas veias, evitando a batalha.
No final, quando os Volturi aparecem, acabam por saber a verdade por Aro, seu líder, que usa o seu dom para descobri-la através de Edward. Mas, mesmo assim, eles dizem não ter certeza se devem deixar Renesmee viver, alegando que ela pode ser perigosa. Os Cullen e parte das suas testemunhas estavam dispostos a lutar pela criança, mas Alice, que após ter ido embora com Jasper, deixando-os pensar que tinham abandonado a família, retorna com a solução: após fazer uma pesquisa na América do Sul, encontra um homem que, assim como Renesmee, é apenas semi-vampiro e semi-humano, provando que a menina não ofereceria perigo. Bella também ajuda, controlando o seu dom, que é criar um "escudo" à sua volta, e adiando o momento do confronto (contra dons não-físicos) até a chegada de Alice. Depois de tudo se resolver e dos Volturi irem embora, Bella também aprende a "expulsar" o escudo que tinha na sua mente, permitindo que Edward possa ler.